Profª. Dra. TERESA ANCONA LOPEZ

I - DADOS PESSOAIS

Natural de São Paulo, Capital.

Advogada desde 1965, inscrição nº 18.695, OAB, Seção de São Paulo.

Professora Doutora do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em todas as disciplinas do Curso de Bacharelado e dos Cursos de Pós-Graduação (Doutorado e Mestrado), desde 1974.

Jornada de Trabalho: RTC. Número funcional: 185914

II - TÍTULOS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ATIVIDADE ACADÊMICA.

Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo, aprovada com distinção, com a tese "O Dano Estético à Pessoa - Sua Reparação Civil", abril de 1979.

Curso de Especialização (pós-graduação) em Direito Civil, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, tendo sido aprovada para o 2º ano com a tese "Da Alienação Fiduciária", em 1967.

Bacharel em Direito pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pela turma de 1964.

Advogada-sócia do escritório Carlos Francisco de Magalhães Advocacia S/C, até 1986. Atualmente trabalha em Consultas para outros escritórios e órgãos institucionais.

Professora-Doutora de Direito Civil em todas as disciplinas do Curso de Bacharelado e dos Cursos de Pós-Graduação (Doutorado e Mestrado) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, desde 1974.

Professora de Introdução à Ciência do Direito de 1970 a 1980 na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Professora de Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, 1976.

III - OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

Coordenadora do Convênio entre a Université de Droit, d’Économie e Sciences Sociales de Paris II e a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Membro efetivo do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário, Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP, aprovada por unanimidade na reunião do Conselho de 28 de março de 1990.

Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP. Membro do Conselho Consultivo do BRASILCON - Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, fazendo parte do Conselho Consultivo - 1996/1998.

Membro do Instituto Brasileiro de Relações de Concorrência e Consumo - IBRAC.

IV - OUTRAS ATIVIDADES

Orientação de pesquisas e teses de Mestrado e Doutorado do Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP.

Constante participação em Bancas Examinadoras para Concursos de Mestrado, Doutorado e Ingresso na USP, UNESP e MACKENZIE.

Conferências, debates e participações em Congressos e Seminários no Brasil e no Exterior.

V - LIVROS E ALGUNS ARTIGOS PUBLICADOS

Livro "O Dano Estético - Responsabilidade Civil" - Editora Revista dos Tribunais, 1980, 1ª edição, esgotado.

Livro "O Dano Estético - Responsabilidade Civil" - Editora Revista dos Tribunais, 1998, 2ª edição revista, atualizada e ampliada.

Livro "Responsabilidade Civil dos Médicos", que faz parte da obra coletiva sobre a "Responsabilidade Civil" - Doutrina e Jurisprudência, coordenada por Yussef Said Cahali, Editora Saraiva, 1988, esgotado.

Livro "A SEPARAÇÃO CONSENSUAL - ASPECTOS PRÁTICOS E CONTROVÉRSIAS", parte da obra coletiva, coordenada por Yussef Said Cahali, denominada "Família e Casamento", Editora Saraiva, novembro de 1988.

Livro "ESTUDOS EM HOMENAGEM AO PROF. SILVIO RODRIGUES", com o trabalho "O Negócio Jurídico concluído em Estado de Perigo", pela Editora Saraiva, 1989.

Artigo sobre a "PRESUNÇÃO DO DIREITO", publicado na Revista dos Tribunais, nº 513, julho de 1978.

Artigo sobre "O PROFISSIONAL LIBERAL E O CÓDIGO DO CONSUMIDOR" publicado no jornal "O Estado de São Paulo - Caderno de Empresas", no dia 08 de novembro de 1991.

Artigo sobre "RESPONSABILIDADE CIVIL - DEFESA DO CONSUMIDOR E SERVIÇOS MÉDICOS", publicado nos "Anais" do "Congresso Internacional de Responsabilidade Civil" ( Consumidor, Meio Ambiente e Danosidade Coletiva). Novembro de 1995.

Artigo sobre "A AIDS E O DIREITO CIVIL BRASILEIRO", publicado na Revista USP nº 33, março/abril/maio de 1997.

Integrante do corpo de redação da Enciclopédia Saraiva de Direito, desde dezembro de 1977, com muitos verbetes assinados.

Integrante do corpo de redação da Revista de Direito Civil, da Editora Revista dos Tribunais.

Membro do Conselho Editorial da Revista de Direito do Consumidor, publicada pela editora Revista dos Tribunais.

Prefácio do livro "O ASSÉDIO SEXUAL NO TRABALHO", de José Pastore e Luiz Carlos A. Robortella, Editora Makron Books, São Paulo, 1997.

Prefácio do livro "DANO PSÍQUICO", de Celeste Leite dos Santos Pereira Gomes, Editora Oliveira Mendes, 1998.